Presidente do TJ/MT instala a 3ª Vara criminal na Comarca de Nova Mutum

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos, inaugurou nesta quinta-feira (18 de maio) mais uma vara na Comarca de Nova Mutum (264 km ao norte de Cuiabá). O fórum que atuava com duas varas de competência mista, cível e criminal, agora passa a contar com uma vara específica para ações criminais, onde devem tramitar cerca de cinco mil processos.

“A área criminal deve ser vista com urgência, já que nos tempos de hoje a criminalidade tem aumentado, são muitos inquéritos policiais estagnados e processos não julgados. Dessa forma, a solução é o trabalho, então, o Poder Judiciário precisa instalar mais varas, ter mais juízes atuando para dar celeridade às ações dessa competência”, pontuou o presidente.

Para o juiz diretor do Fórum, Cássio Leite de Barros, a instalação de uma nova vara era uma necessidade da comarca, que teve o novo prédio inaugurado recentemente, em dezembro de 2016. “A 3ª Vara vai permitir mais celeridade ao andamento processual criminal”, afirmou.  

O prefeito do município, Adriano Pivetta que também participou da solenidade de instalação ressaltou que a população de Nova Mutum e do município vizinho de Santa Rita do Trivelato, que integra a comarca, ganham com a 3ª Vara Criminal. “A cidade está crescendo e o Judiciário está acompanhado com a ampliação da justiça”.

Durante a solenidade, o presidente assinou termo de nomeação de mais três servidores para a unidade judiciária, sendo dois analistas e um técnico. O desembargador também abriu edital de processo de remoção, por critério de merecimento, para magistrado que irá atuar na vara recém-inaugurada.

Fonte:Marcella Lírio/ Fotos:Chico Sousa